Lição de casa: é preciso CORRIGIR!

Muitos pais se preocupam diariamente em saber se o filho fez a lição de casa, mas pouquíssimos conferem se, depois, a lição foi corrigida pelo professor. Um contrassenso que passa despercebido pelos adultos, mas que fica patente para crianças e jovens.

“Uma lição de casa não corrigida só traz frustração. Afinal, o aluno se esforçou, cumpriu com sua parte, mas a sensação é de que nada disso será reconhecido”, comenta Rose Mary Guimarães Rodrigues, docente do curso de Pedagogia da Unitri (Centro Universitário do Triângulo).

Outro risco da falta de correção é o de passar a ideia de que, apesar do discurso de pais e professores, a lição não é tão importante assim. Porque afinal o professor ameaça tirar ponto da nota de que não faz os exercícios de livro se ele não parece se importar com o que foi escrito lá?

O tempo de correção também é um ponto de atenção. “O ideal é que ela seja corrigida na aula seguinte”, diz Rose Mary. As vantagens aqui são claras: o aluno ainda estará com as possíveis dúvidas frescas e poderá saná-las; pode perceber de forma imediata que entendeu um conceito errado (afinal, ele tinha certeza que a resposta era aquela); e também não fica com a impressão de que a lição não era tão urgente assim e que podia ter deixado para fazer em outro dia.

“Em casa, o ideal é que antes do pai questionar sobre a lição atual, pedir para ver como foi a correção da lição anterior daquela matéria”, defende a psicóloga Danila Coser. Ela explica que esta é uma boa forma de seu filho retomar rapidamente o último assunto tratado, o que pode ajudar nas respostas do tema que dá continuação. A dica é para que os pais aproveitem para elogiar espontaneamente os acertos. E o alerta é para não criticar, brigar ou ridicularizar os erros cometidos. O melhor é perguntar se, com a correção do professor ele entendeu porque errou. Se a resposta for negativa, estimular que o filho tire dúvidas diretamente com o professor.

Vale lembrar que nem sempre a tarefa de casa será corrigida diretamente pelo professor pelo grande número de alunos em sala de aula e mesmo para estimular a autonomia do estudante. Confira as formas mais comuns e sempre pergunte para seu filho qual foi a adotada para corrigir a lição sobre a qual vocês estão falando:

Correção individual

É aquela feita diretamente pelo professor ou auxiliar.

Correção coletiva

O professor repassa questão por questão da lição de casa, indicando a resposta esperada ou resolvendo o exercício na lousa. Neste caso, o aluno precisa estar atento e comparar com o que fez.

Correção entre colegas

Um aluno troca de caderno com o outro e avalia erros e acertos, com a supervisão do professor.

Reflexão coletiva

Quando o exercício proposto não tem uma resposta única e o objetivo é que todos contribuam com informações e comentários próprios, não há o que corrigir, certo? Mas é preciso que haja um momento em que isso seja utilizado, como um debate entre todos. Caso contrário, perderá o sentido.

Fonte: Educar para Crescer

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

plugins premium WordPress

Matrícula Digital

Aplicativo de Comunicação

Portal do Aluno

Financeiro

Gestão de múltiplas unidades

Secretaria

Aplicativo para escolas

Treinamentos Education1

Posso ajudar?