Vai até 31 de agosto de 2018 o prazo para a primeira etapa de levantamento de dados para o Censo Escolar, principal instrumento de coleta de informações da educação básica, coordenado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Com ele, é possível traçar um panorama nacional da educação básica e as informações coletadas também servem de referência para políticas públicas e execução de programas na área da educação, como distribuição de livros, transporte e alimentação escolar, de acordo com o portal do Inep.
Ainda segundo o Inep, para que o Censo Escolar possa ser desenvolvido, conta com a colaboração das secretarias estaduais e municipais de educação e de todas as escolas do país, que são as responsáveis por fazer o preenchimento dos dados de cada aluno matriculado, dos profissionais escolares, do rendimento escolar e da própria escola, por meio do Educacenso, disponível no portal do Inep.
É neste momento que o Education One faz a diferença. Ele é integrado ao Inep, por isso, as escolas que utilizam a plataforma não precisam cadastrar os dados dos alunos no portal do Instituto. “O Education One tem essa funcionalidade, pois o cadastro realizado na escola é automaticamente integrado ao portal. Ele é um grande facilitador”, comenta Gustavo Santucci, diretor executivo do Grupo Well, responsável pelo desenvolvimento do Education One.
O Censo Escolar também tem os seus resultados sobre rendimento dos alunos e outras informações, como movimento escolar, utilizados para o cálculo do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), indicador que serve de referência para as metas do PNE (Plano Nacional de Educação), do Ministério da Educação.