Com a popularização do acesso à informação, a estrutura do ensino se tornou mais democrática. Hoje, com um smartphone ou tablet, e acesso à internet por meio de redes Wi-Fi, todos conseguem acessar um banco de informações e aprender qualquer coisa.
As maneiras de aprender estão mudando e a tecnologia é responsável por transformar a educação. Por isso, as instituições de ensino precisam se adaptar à nova realidade se quiserem acompanhar essa revolução.
Um estudo encomendado pela Intel, mostra que a maioria dos brasileiros (81%) acredita que o uso de tecnologia nas escolas é inevitável e que o país deve investir em um suporte tecnológico maior para a pedagogia.
Os estudantes de hoje em dia estão totalmente engajados no ambiente online, usam dispositivos móveis de última geração com facilidade e são impacientes: querem tudo muito rápido e tendem a buscar na internet os meios para auxiliar na sua rápida aprendizagem.
A educação a distância também é exemplo de revolução do ensino permitida pelas novas tecnologias. As plataformas online das instituições de ensino podem ser acessadas na nuvem, uma estrutura que permite mais mobilidade ao corpo docente e estudantes.
Com os dispositivos móveis, em qualquer lugar e horário, é possível estudar, realizar consultas, fazer downloads e uploads.
Os simuladores virtuais, são bons exemplos de inovações tecnológicas que estimulam o avanço da aprendizagem. Com um ensino aplicado na prática, o aluno aprende através de experiências e é motivado por recompensas oferecidas sempre que um determinado nível de conhecimento e experiência for atingido.
Essa ferramenta tem um grande potencial de aceitação entre as crianças e jovens e se torna muito útil para mantê-los interessados nos estudos.
Estes são apenas alguns exemplos de como as tecnologias educacionais podem contribuir para conectar escola e alunos neste novo modelo de ensino. Não basta apenas a escola utilizar as ferramentas já existentes, é preciso se movimentar e implementar novidades para que os alunos estejam preparados para viver em um mundo conectado.